sexta-feira, 10 de junho de 2011

A Palavra de Deus

A PALAVRA DE DEUS

II Reis 22:08-11

Então disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da lei na casa do SENHOR. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu.
Então o escrivão Safã veio ter com o rei e, dando-lhe conta, disse: Teus servos ajuntaram o dinheiro que se achou na casa, e o entregaram na mão dos que têm cargo da obra, que estão encarregados da casa do SENHOR.
Também Safã, o escrivão, fez saber ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias me deu um livro. E Safã o leu diante do rei.
Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da lei, rasgou as suas vestes

Esta passagem no segundo livro de Reis está no reinado de Josias. Josias foi rei de Judá e reinou por 31 anos na cidade de Jerusalém.
Josias filho de Amon e neto de Manasses. Manasses e Amon foram os dois reis que mais cometeram iniqüidade contra Jeová.

Depois de um período grandioso de idolatria chegou Josias, onde a Palavra de Deus nos diz que ele fez o que era reto aos olhos de Jeová e andou nos caminhos de Davi, e deste caminho não se desviou nem para a direita nem para a esquerda.

Nesta passagem acima podemos perceber que o sumo sacerdote chamado Hilquias havia encontrado o livro da lei. O livro original do Pentateuco, escrito por Moisés. Já fazia anos que a lei não era lida, por causa dos reis Manasses e Amon. O povo estava mais na tradição do que na leitura e no conhecimento.

Imagine que achado foi este de Hilquias, que presente do SENHOR Jeová para o seu povo querido, Deus providencialmente havia escondido o livro e mais providencialmente ainda fez com que o sumo sacerdote o encontrasse.

Deus sabia que o sumo sacerdote e o escrivão iriam valorizar o achado.
Deus sabia da fé deles, do desejo que estes dois homens tinham e compartilhavam com o rei Josias de seguir corretamente os caminhos do SENHOR.

E você meu amado? Você consegue valorizar o livro sagrado que tens na sua mão, nos dias de hoje?
Fácil de achar. Acessível. Para todos os gostos.

Mas muitas vezes fica de enfeite. Não sai da bolsa. Só é colocado embaixo do braço, para dizer para muitos que é evangélico.

Este é um Livro que fala sobre Deus. Precisa-se ler para conhecer de Deus.
Para saber como é o caminhar com Cristo.
Para ter a transformação em nossas vidas. Transformação de mente e coração.

Mas voltando ao texto, nos diz que o sumo sacerdote Hilquias deu o livro ao escrivão Safã. E então Safã leu o livro da lei. Podemos nos perguntar porque Hilquias deu o livro para Safã , porque naquela época poucas pessoas sabiam ler, e o escrivão havia sido ensinado exatamente para ler e escrever.
Então Safã leu a lei, o livro para o sumo sacerdote.
E com certeza foram impactados pelo que estava escrito naquele livro sobre Deus, sobre Jeová.

Então Safã veio até o rei Josias, e como que querendo prestar contas dos trabalhos que estavam sendo executados no templo, na casa do Senhor, porque o rei Josias havia iniciado uma reforma no templo que Salomão havia construído, dando assim o parecer sobre as atividades, adentrou com o assunto do livro da lei de Moisés, o rei Josias, que muito queria em seu coração seguir os mandamentos e os caminhos do SENHOR, pediu que o escrivão Safã lesse o livro para ele.

NO versículo 11, vemos a reação que a leitura do livro causou no rei Josias, o rei rasgou as suas vestes, em sinal de um desespero total, o impacto daquelas palavras, da Palavra de Deus, causou um desespero no rei, pois ao ler a Palavra de Deus, o rei Josias, viu o quanto seu avó Manasses e seu Amon, haviam pecado contra Jeová, além deles mesmo pecarem, o rei Josias sabia que pelas atitudes deles e de outros reis que se afastaram dos caminhos de Deus, o povo também havia pecado.

E naquele livro da Lei de Moisés, dado por Deus, estava escrito o julgamento, o juízo que viria sobre o povo por terem prevaricado contra Jeová para O provocar a ira.

Não é diferente nos dias de hoje meu amado. Quando lemos a Palavra de Deus, somos impactados por ela, porque ela nos confronta.
Confronta o que realmente somos com o que achamos que somos.

Nos mostra o real caminho da santidade, sem a qual sabemos que ninguém verá a Deus.

Muitas vezes achamos que:
Ø      Santidade é estar na igreja, participar dos cultos
Ø      Santidade é sentir a presença do Espírito Santo durante o louvor
Ø      Santidade é falar em línguas
Ø      Santidade é expulsar demônios
Ø      Santidade é cantar bonito
Ø      Santidade é quando o nosso grupo de louvor canta o fogo cai, mas o do outro o fogo não cai

Estamos enganados. Santidade é refletir o caráter de Cristo em nossas vidas. É termos as marcas de Cristo. Marcas que são reconhecidas pelos frutos do Espírito Santo.

E para refletirmos esse caráter, necessitamos da PALAVRA DE DEUS em nossas vidas.

Necessitamos ler a PALAVRA DE DEUS, deixar que ela produza em nós a força que necessitamos para enfrentar o pecado, a carne e o diabo.

Quando o rei Josias ouviu a Palavra do livro da Lei, ficou preocupado consigo e com o povo, e pensou, nossa estamos perdidos. Pediu então para seus servos irem consultar uma mulher profetisa (que profetizava em nome de Jeová), para saber o que Deus tinha preparado para eles e a resposta do SENHOR veio a mulher profetisa de nome Hulda e o SENHOR JEOVÁ disse:

II Reis 22:16-20

Assim diz o SENHOR: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus moradores, a saber: todas as palavras do livro que leu o rei de Judá.
Porquanto me deixaram, e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem à ira por todas as obras das suas mãos, o meu furor se acendeu contra este lugar, e não se apagará.
Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar o SENHOR, assim lhe direis: Assim diz o SENHOR Deus de Israel, acerca das palavras, que ouviste:
Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o SENHOR, quando ouviste o que falei contra este lugar, e contra os seus moradores, que seria para assolação e para maldição, e que rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o SENHOR.
Por isso eis que eu te recolherei a teus pais, e tu serás recolhido em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar. Então tornaram a trazer ao rei a resposta.

Como podemos ler, Deus disse que tudo o que estava escrito como juízo naquele livro, aconteceria ao povo, aquela nação, porque devido ao pecado com que o povo pecou havia acendido a ira de Deus e não se apagaria, porque as Palavras do Senhor se cumprem, sempre, exatamente como ELE determina que será. Deuteronômio 28.

O povo que Deus havia escolhido, O havia abandonado. Isso acendeu a ira de Deus.

Assim como com o rei Josias as Palavras de Deus se cumpriram sobre Judá e sobre Jerusalém, vindo o cativeiro da Babilônia. Todas as Palavras escritas no livro sagrado, se cumprirá.

Deus Pai, O Grande Eu Sou, enviou Jesus Cristo, para nos reconciliarmos com ELE. E o homem hoje prefere viver a sua própria vida, desprezando o sacrifício de Jesus Cristo na cruz do calvário. Muitas vezes deboxando de Cristo, não acreditando em Deus. Assim quando os homens agem, continuam a provocar a ira de Deus, que a Palavra de Deus nos diz que vem sobre os filhos da desobediência, que são aqueles que não querem aceitar a Jesus Cristo e voltar a viver nos caminhos de Deus.

Todas as pessoas, homens, jovens, crianças, ricos, pobres, sejam quem for, ao ter contado com este livro sagrado pela primeira vez, deveriam ter a mesma reação do rei Josias, rasgar as suas vestes, e reconhecer o quanto sem Cristo Jesus somos miseráveis, pecadores, pequenos demais, querendo ser grandiosos. O profeta Isaias, ao ver a Glória de Deus, disse: Estou perdido... porque ele sabia o quanto necessitava de ser purificado.

A Palavra de Deus nos purifica e nos santifica para que possamos verdadeiramente estar aos pés de Jesus Cristo.

Mas ainda no texto acima, podemos perceber a misericórdia de Deus mais uma vez agindo em sua Infinita bondade. Deus disse que todo o juízo que viria sim sobre o povo, sobre Judá, sobre Jerusalém, aconteceria com certeza, mas por causa do coração do rei Josias, por ele ter rasgado as suas vestes e se humilhado diante de Deus, os olhos de Josias não veria a assolação de Jerusalém.

Quando somos confrontados com a Palavra de Deus e não desprezamos a correção que ela nos traz, pelo sangue de Cristo somos perdoados, tendo a Graça de podermos continuar o nosso caminho sem sermos destruídos.

Mas quando ouvimos a Palavra de Deus, e achamos que é balela, não damos a devida importância para o que Jesus quer fazer em nossas vidas e continuamos nos mesmo pecados de sempre, cometendo as mesmas idolatrias, não se importando com o que Deus fala aos nossos corações, não seremos achados de Deus, mas estaremos em situação de juízo e de julgamento não de homens, mas de Deus.

Josias então chamou todo o povo na casa de Deus, no templo, e o escrivão leu todo o livro ao povo, onde o povo ouviu, entendeu, e todos naquele dia, naquele reinado o de Josias, fizeram um concerto com Deus, o de seguir a sua Lei.

Assim com esta atitude eles disseram para Deus, queremos novamente ser seu povo, venha novamente reinar sobre nós.

Jesus é o nosso concerto, a nova aliança, o Novo Testamento, que temos para com Deus. Precisamos pedir para que ELE volte a reinar sobre nós.

Mas como a Palavra de Deus traz transformação o rei Josias, não fez o concerto e ficou parado, sem modificar o que estava errado, ele e todo o povo trabalhou para restaurar novamente a verdadeira adoração a Jeová.


Manasses e Amon
Josias
Andou e cometeu abominações dos povos pagãos que viviam na Palestina antes dos judeus ocuparem a Terra prometida
Andou reto aos olhos do Senhor, como Davi, sem se desviar para a direita nem para a esquerda.
Durante um tempo o povo judeu construiu vários altares nos altos (nos montes), em certo tempo estes altares eram usados para sacrificar e louvar a Jeová, como por exemplo na época de Samuel, mas depois com o passar do tempo o povo começou a usar estes altos para sacrificar e adorar outros deuses, como por exemplo Salomão em sua velhice. Ezequias pai de Manasses, foi o único rei depois de Salomão que eliminou os altos. E Manasses direcionado por Satanás, restituiu todos os altos de adoração a outros deuses.
Limpou o Templo, retirou os utensílios que eram utilizados para adoração a Baal, e restituiu os utensílios utilizados no Templo para a adoração a Jeová.
Destruiu e queimou todos os altares de outros deuses de todo os altos / montes existentes em Judá, Jerusalém e cidades vizinhas sob sua jurisdição. Eliminou também os altares de Jeroboão fez em Samaria e em Betel.
Como se não bastasse, Manasses fez altares específicos para adoração a Baal, com sacerdotes que ministravam e sacrificavam por Baal.
Destruiu, queimou e jogou as cinzas no rio Cedrom e profanou os altares com ossos de pessoas mortas.
Os sacerdotes que ministraram a Baal e que eram da linhagem de Arão, não puderam mais trabalhar no templo para sacrificar e ministrar a Jeová. Foram destituídos deste privilégio. Mas eles podiam se alimentar dos alimentos que eram levados ao templo.
Construiu um bosque inteiro de Asera, isto é, poste ídolos. Um pedaço de madeira grande e alto, e na ponta tinha o rosto de um ídolo. Um bosque inteiro...
Destruiu, queimou todo o bosque, nem as cinzas deixou ficar em Jerusalém.
E depois do bosque Josias exigiu que todo aquele que tivesse em casa uma imagem de adoração, ou um objeto, ou um Asera, fosse destruído. Mas isso não foi só falado, as casas eram revistadas, para que toda falsa adoração não fizesse mais parte da vida dos judeus.
Adorou todas as hostes céus, sol, estrelas, planetas, como se fossem deuses.
Adoração somente a Deus, o único digno de ser adorado.
Na Casa do Senhor, templo de Salomão, construiu, lá dentro, altares para que se fossem sacrificado a outros deuses, dentro da Casa de Deus. Profanando o Santo dos Santos.
Limpou, restaurou, destruiu, reformou. Instituiu novamente o ministério dos sacerdotes e dos levitas em suas turmas, dando continuidade a lei de Moisés.
Existia um lugar onde os pagãos adoravam a um deus chamado Moloque, e este deus exigia que os filhos fossem sacrificados no fogo em adoração a ele, Manasses sacrificou seus filhos e suas filhas a estes deus.
Destruiu completamente, inclusive os tambores que eram tocados quando uma criança era sacrificada. Pois com o som dos tambores abafava os gritos da criança tornando-se possível prosseguir com o sacrifício até o fim.
Se tornou agoureiro, isto é, fazia adivinhações pelas nuvens, usava de encantamentos, espíritos, feiticeiros.
Destitui tudo o que não provinha de Deus.
Conforme diz a Palavra de Deus, não aceitou a advertência de Deus para a sua vida, para que ele parasse com tudo isso, ao invés disso diz a Palavra que ele prosseguiu em fazer o que era mal aos olhos de Deus para O provocar a ira.
Ouviu a Deus em todos os dias de seu reinado e de sua vida. Não se desviando do concerto que fizera com Deus.
Colocou uma imagem de escultura dentro do Templo do Senhor.
Limpeza e restauração do Templo foi a primeira coisa que Josias fez.
Seduziu Israel a cometer os mesmos pecados que as nações que habitavam na terra de Canaã cometiam, piores do que a nação dos amorreus.
Levou Israel pelos caminhos do Senhor Jeová, o Senhor dos Exércitos, fazendo com que o povo apreendesse novamente de Deus e somente a Deus servisse e adorasse.
Derramou muitíssimo sangue inocente
Cuidou do povo, com esmero diante de Deus.


A Palavra de Deus ensinou a Josias o que precisava ser feito para que Deus voltasse a reinar em Israel.
A Palavra de Deus nos ensina a voltar para Deus – Jesus Cristo é o caminho, não podemos desprezar a graça de Deus que existe e subsiste em Cristo Jesus.
A Palavra:

Ø      Produz Fé: Romanos 10:17
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus

Ø      Produz Santificação: João 17:17
Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade

Ø      Antídoto contra o pecado: Salmos 119:11
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti

Ø      Nos dá a direção, nos tira das trevas: Salmos 119:105
Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho

Ø      Produz entendimento, discernimento sobre as coisas de Deus: Salmos 119:130
A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices

Ø      Traz prosperidade: Salmos 1:1-3
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará

A igreja de Cristo é sustentada pela Palavra.

Pode fazer festas, poder fazer eventos, pode fazer shows gospel, mas se a PALAVRA DE DEUS não tiver PRIMAZIA, a igreja não é sustentada.

É a PALAVRA que irá te sustentar por onde quer que fores e te guardar de pecar contra o SENHOR.

AME A PALAVRA DE DEUS, LEIA E MEDITE E SEJA PRATICANTE.

No amor de Cristo

Paz do Senhor

Um comentário:

  1. Eliane, adorei conhecer o seu blog.
    Glória a Deus por sua vida, que Jesus abençõe sua vida, sua família e seu ministério.
    Você é realmente um vaso escolhido nas mãos de Deus!

    Danielle Sueli

    ResponderExcluir