sexta-feira, 3 de junho de 2011

Bebida

BEBIDA A LUZ DA BÍBLIA

PROV. 20:1 - O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio
Prov. 23:19-21 - Ouve tu, filho meu, e sê sábio, e dirige no caminho o teu coração.Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.
Porque o beberrão e o comilão acabarão na pobreza; e a sonolência os faz vestir-se de trapos.
Prov. 23:29-35 Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos?
Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado.
Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.
No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá.
Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades.
E serás como o que se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro.
E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? aí então beberei outra vez.

Estes versículos nos mostram o quanto precisamos tomar cuidado com a bebida, em que pode trazer tropeço, embriaguês e vicios. Nos mostram a preocupação do sábio Salomão em nos alertar para evitarmos tropeçar, em colocar esses males diante de nossos corações.

Isaias 5:11 - Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente!

Pelo dicionário Bebedice significa:
Ingerir bebida
Gastar em bebida
Beber a miúdo e pouco de cada vez


Isaias 5:20 Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte.
Isaias 28:7-8 Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo.
Porque todas as suas mesas estão cheias de vômitos e imundícia, e não há lugar limpo.

... Até mesmo os que faziam parte da casa de Deus, se envolveram com bebida e assim não conseguiam mais discernir o certo do errado e faziam o povo a tropeçar / cair em juízo. Sendo comparados com uma mesa muito suja, pois a bebida havia tomado conta da razão e do coração destes homens.

Habacuque 2:15-16 - Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Ai de ti, que adiciona à bebida o teu furor, e o embebedas para ver a sua nudez!
Serás farto de ignomínia em lugar de honra; bebe tu também, e sê como um incircunciso; o cálice da mão direita do SENHOR voltará a ti, e ignomínia cairá sobre a tua glória.
... Neste ponto a palavra de Deus condena aquele que dá de beber aos outros, pois a bebida faz com que as pessoas não sejam elas mesmas, mostrando muitas vezes uma nudez de alma, e normalmente pessoas que se envolvem com bebidas acabam em brigas, contendas, e passam vergonha. Assim nós é aconselhado nao dar de beber a ninguém pois nós não sabemos se a pessoa irá ficar embriagada ou não.

Genesis 9:20-22 E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.
E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.
... Nestes versículos nos mostra o quanto Nóe ficou envergonhado por causa da sua bebedeira e por sua vez seu filho Cão, como que tirou sarro do pai, fazendo-o ser envergonhado. Nóe amaldiçoou Cão por tê-lo visto nú.

Genesis 19:30-36 E subiu Ló de Zoar, e habitou no monte, e as suas duas filhas com ele; porque temia habitar em Zoar; e habitou numa caverna, ele e as suas duas filhas.
Então a primogênita disse à menor: Nosso pai já é velho, e não há homem na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra;
Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.
E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
E sucedeu, no outro dia, que a primogênita disse à menor: Vês aqui, eu já ontem à noite me deitei com meu pai; demos-lhe de beber vinho também esta noite, e então entra tu, deita-te com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.
E deram de beber vinho a seu pai também naquela noite; e levantou-se a menor, e deitou-se com ele; e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai.

... Nesta história Ló havia sido salvo da destruição de Sodoma e Gomorra por intercessão de Abrãao seu tio. E eles foram para um lugar deserto. As filhas de Ló embebederam o pai, para que pudessem se deitar com ele. Por causa da bebida diz a palavra de Deus que Ló não percebeu ser suas filhas...

II Samuel 13:28-29 Absalão deu ordem aos seus servos, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre do vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então o matareis; não temais: porque porventura não sou eu quem vo-lo ordenei? Esforçai-vos, e sede valentes.
E os servos de Absalão fizeram a Amnom como Absalão lho havia ordenado. Então todos os filhos do rei se levantaram, e montaram cada um no seu mulo, e fugiram.

... Aqui a palavra de Deus nos mostra que Absalão usou do artificio da bebida para matar a seu próprio irmão...

Essas passagens nos adverte e nos mostra que em todas as situações em que a bebida foi utilizada não serviu nada para o bem do homem, pelo contrário, usou-se de armadilha para preender o coração e também para terem facilidades e coragem coisas que não são boas. Nos dias de hoje não é difierente...

I Corintios 6:9-10 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus
... Nos informa que as pessoas que não estaram no céu.



Gálatas 6:7-10 E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.

... Nos mostra o quanto é importante estarmos consciente de nossos atos, e lutarmos de todas as formas a mantermos nosso Espírito em Cristo Jesus, buscando sempre o bem do nosso próximo e também no bom testemunho para com a nossa vida por meio de nossas atitudes.

Romanos 14:21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça

Nos alerta para que estejamos vigilantes com a nossa vida, para que as nossas atitudes não faça um irmão tropeçar / cair na fé.

I Tessalonicenses 5:6 Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios

II Timóteo 4:5 Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério

I Pedro 4:7 E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração

I Pedro 5:8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

Vigiemos = estar atento a tudoque pode por algum instante me afastar da fé, daquilo que eu escolhi para mim. Por exemplo se um Advogado for cristão, precisa estr sempre vigilante, para que ele não caia nos laços da profissão que escolheu. Devido a ser uma profissão que exige muitas vezes mentiras, falsidades, defender um criminoso. Esta pessoa se não vigiar poderá perder a salvação, e a salvação é o temos de mais importante em nossas vdas.
Ser sóbrio dentre muitas coisas sigifica também estar em seu domínio próprio, para que possamos estar vigilantes.

E também para não abrirmos brechas para o nosso adversário

Lucas 21:34 E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.

Nosso coração precisa estar em harmonia com as coisas eternas, as coisas que são do alto, aquilo que pode tirar a minha atenção dessas coisas não posso aceitar em minha vida.

Romanos 13:13 Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja

I Cor 6:19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

I Tessalonicenses 5:23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.


... Nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus, e o Espirito Santo de Deus que habita em nós, precisamos saber o que estamos fazendo com o nosso corpo, do que o estamos alimentando.

Romanos 7:24-25 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado

Romanos 8:1-7 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser

Mas acima de qualquer coisa precisamos nos examinar:

Mas ainda assim devemos nos examinar:

O que vou fazer prejudicará a outros? Fará mal a meu corpo?
I Cor 8: 9 Mas, vede que essa liberdade vossa não venha a ser motivo de tropeço para os fracos.
10 Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, reclinado à mesa em templo de ídolos, não será induzido, sendo a sua consciência fraca, a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?
11 Pela tua ciência, pois, perece aquele que é fraco, o teu irmão por quem Cristo morreu.

Em meu lugar o que faria Jesus?
I Pedro 2: 21 Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas.

I Joao 2:6  aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.

João 13: 5 Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

Posso testemunhar minha fé enquanto faço isso?
I Pedro 3: 15 antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;

Minha consciência terá paz se eu fizer assim?
I Timóteo 1: 19 conservando a fé, e uma boa consciência, a qual alguns havendo rejeitado, naufragando no tocante à fé;

E por fim o que vou fazer é para Glória de Deus? Poderei eu glorificar a Deus com o meu ato?

I COR 10: 31 PORTANTO, QUER COMAIS QUER BEBAIS, OU FAÇAIS, QUALQUER OUTRA COISA, FAZEI TUDO PARA GLÓRIA DE DEUS

Paz do Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário