sexta-feira, 3 de junho de 2011

Páscoa

Você já parou para se perguntar o que é a Páscoa? O que ela realmente significa?

1.      O mundo hoje nos apresentaria como sendo os melhores e mais bonitos ovos de chocolate, onde podemos presentear alguém que amamos.

2.      Muitos religiosos nos diriam é um dia em nos reunimos com a família, distribuímos ovos de chocolate e comemoramos a ressurreição de Jesus Cristo.

Se a sua resposta é a segunda alternativa, preciso ser honesto com você, você se tornou um religioso.

No velho testamento, na história dos judeus, na liberdade deste povo do Egito Deus instituiu a Páscoa.

Os judeus, o povo que Deus escolheu para ser Seu povo, estava sendo massacrado, escravizado pelos egípcios, na pessoa de Faraó.
Então Deus, ouviu o gemido do seu povo e enviou Moisés para libertar o povo que Deus havia escolhido.

Um povo que estava sendo servo de Faraó, no Egito, porém o SENHOR os tirou com mão forte do Egito; E o SENHOR fez grandes e penosas maravilhas no Egito, a Faraó e a toda a sua casa, isso aos olhos de todo o povo judeu.
E dali, daquela terra os TIROU, para levá-los, e dar-lhes a terra que o SENHOR havia prometido.

Nesta batalha de libertação, pois esta foi uma das maiores batalhas ocorridas e narradas na bíblia, o SENHOR em seu último sinal de poder orientou ao povo judeu:

Em Êxodo 11 DEUS anuncia a Moisés a morte dos primogênitos, conforme a palavra de Deus uma praga, que viria para assolar de uma vez por todas ao inimigo, e por meio, desta praga, Faraó em sua angústia e tristeza libertaria o povo judeu.

Primeiramente para entendermos o real sentido deste ato, precisamos ter consciência de que:
Ø       Faraó tipifica Satanás
Ø       Egito tipifica o mundo
Ø       Moisés tipifica Jesus Cristo
Ø       Povo Judeu tipifica a igreja de Cristo

Sendo assim, a luta era contra o próprio Satanás incorporado na pessoa de Faraó.

Esta praga era para os egípcios, mas para os judeus não serem atingidos por ela eles deveriam crer em Deus e fazer conforme tudo o que o SENHOR estava dizendo a Moisés para que fosse feito.

Conforme nos descreve a palavra de Deus, em Êxodo 12 Deus orienta o povo

1-) No dia 10 do mês de Abril (no calendário judeu)

Ø       Obter um cordeiro ou cabrito
Ø       Sem mácula
Ø       Macho
Ø       De 1 ano de idade
Ø       Guardá-lo até o dia 14 do mesmo mês
Ø       Todos da congregação de Israel deveriam sacrificá-lo juntos neste dia à tarde
Ø       Com o sangue do animal deveriam passar nos batentes das portas em todas as casas que estivessem sendo comido o cordeiro ou o cabrito
Ø       Assim após passar o sangue nos umbrais, poderiam se alimentar do animal sacrificado, sendo assado, não podendo haver nenhuma parte que ficasse crua, e não podendo sobrar

2-) O povo precisaria estar preparado para fazer todo procedimento ordenado
Ø       Deveriam estar vestidos com roupas prontas para saírem de casa
Ø       Com os pés calçados, como os que criam que fariam uma longa viagem
Ø       O cajado na mão, pronto para seguir em frente, isto é, como se fôssemos fazer uma viagem e precisássemos arrumar as malas, nos vestir, colocar combustível no carro, ou já ter comprado a passagem
Ø       E após tudo pronto e arrumado deveriam se alimentar apressadamente, pois a qualquer hora, Faraó mandaria o povo embora

E Deus disse está é a Páscoa do SENHOR.
Significando:
Ø       Liberdade da escravidão, da opressão
Ø       Liberdade de Faraó
Ø       Liberdade do Egito
Ø       Uma nova vida
Ø       Uma nova caminhada

E Deus ordenou que a todos os anos nesta mesma data fosse celebrada a Páscoa (Saída do Egito), para que o povo não se esquecessem de que Deus os havia libertado e lhes dado uma nova vida, uma nova esperança e os transportado para uma nova terra.

Após passado muito tempo diz a palavra do SENHOR em João 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

E Jesus Cristo o nosso Salvador, lá na cruz do calvário se fez o cordeiro imaculado pelos nossos pecados, levando sobre si todos os nossos pecados, nos reconciliando com Deus, por meio do seu sangue derramado.

Em João 3:36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

Jesus Cristo, lá na cruz aplacou, isto é, fez cessar a ira de Deus sobre as nossas vidas. Por isso a bíblia nos diz o castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele, e também nos diz que agradou a Deus a moê-Lo, para que todos aqueles que olham para a cruz, e reconhece a Jesus Cristo, como único e suficiente Salvador, seja reconciliado com Deus por meio do seu sangue e possa ser chamado de Filho de Deus.
Toda a ira de Deus que deveriam vir sobre a minha vida e sobre a sua vida, foi colocada, imputado por Deus, em seu Plano de Salvação, em Nosso Senhor Jesus Cristo.

A ira de Deus ainda permanece sobre aqueles que não reconhecem em Jesus a salvação, a justificação, a ira de Deus para os filhos da desobediência, que existe e já foi colocado por Deus, por toda a eternidade, o inferno.

Se Jesus Cristo não tivesse cumprido, não tivesse vencido por nós, hoje nós não poderíamos ser justificados diante de Deus, porque não existe nada em mim, e nem em você que possa te justificar diante do Deus Todo Poderoso, a não ser o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Meu amado, não é diferente do que estava acontecendo no Egito.

Os homens hoje são escravizados por Satanás no mundo, fazendo as vontades malignas deste ardiloso inimigo, e necessita de um Salvador.
Essa Salvação se encontra em Jesus Cristo, apenas Jesus Cristo poderia ter vencido Satanás para nos dar salvação e justificação diante de Deus Todo Poderoso.

Jesus já fez, não precisamos mais ser escravos do mundo nas garras de Satanás.

Em Colossences 1:13-14
13: O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor
14: Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.

Isto é, nossa vida de volta, para sermos livres para amar e para adorar a Deus.

A ressurreição foi a vitoria de Jesus sobre Satanás, com a ressurreição de Cristo, Satanás foi totalmente envergonhado, destronado de seu império, envergonhado diante de todos os reinos, principados e potestades, não pudemos ver, mas Satanás foi humilhado, subjugado por Cristo, que se fez Rei dos reis e por direito se assentou a destra de Deus Pai Todo Poderoso e intercede por cada um de nós.

Hoje Jesus Cristo, tem as chaves da morte e do inferno, esse poder lhe dado e foi por Ele conquistado na cruz.
As chaves da morte e do inferno, porque se o pior homem que existe hoje na face da terra que esteja vivo, ouvir de Jesus Cristo, se arrepender de seus pecados, e confessar que Jesus Cristo é o seu Salvador, não morrerá (isto é receberá a vida eterna), mas se olhar para Cristo e não querer saber Dele este pelo Nome de Jesus, por não aceitá-Lo, estará no inferno por toda a eternidade.

Em Filipenses 2:5-11
5: De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo; fazendo-se semelhante aos homens; e achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome,
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para a Glória de Deus Pai.

Assim Jesus aniquilou:
A morte
Satanás

E nos fez livres e idôneos para amar e louvar a Deus.

E por meio da sua ressurreição temos a promessa de uma vida eterna ao lado do Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Jesus cumpriu a Páscoa do SENHOR, assim como cumpriu toda a lei de Deus Pai.
Mas nos deixou uma celebração.
Assim como Deus instituiu a Páscoa para o povo judeu e disse que todos eles deveriam comemorá-La todos os anos, para que os povos não se esquecessem de quem os havia libertado e do quanto o SENHOR é poderoso, Jesus Cristo nos deixou a celebração da ceia do SENHOR, a qual Jesus nos orientou a celebrarmos esta ceia até que Ele venha.

A ceia do SENHOR é a nossa festa e comemoração de liberdade, porque comemoramos a vitória de Cristo Jesus, comemoramos a nossa saída do Egito, a nossa liberdade das mãos de Faraó.

Todos os meses em que participamos da ceia do SENHOR estamos concordando com:
Ø       Jesus morreu pelos nossos pecados, nos deu a liberdade pelo Seu sangue
Ø       Nós O aceitamos como único e suficiente Salvador
Ø       E cremos verdadeiramente que Ele o nosso Salvador em breve voltará

Esse é o nosso pacto de amor, essa é a nossa páscoa, a nossa chave de liberdade, a ceia do SENHOR.

E mais Jesus Cristo nos ensinou que aquele que não comer da minha carne e não beber do meu sangue não tem parte comigo, e aquele que não tem parte com Cristo, não parte na nova e eterna aliança, para a vida eterna.

Percebe o que sentimento e a profundidade deste assunto não tem nada a ver com reunir a família para almoço, dar ovos de chocolate e comemorar a ressurreição de Jesus Cristo.

A nossa comemoração esta no pacto de amor na cruz do calvário e na celebração SANTA CEIA, na nossa liberdade em Cristo.

O dia da ceia em nossas vidas deveria ser o dia mais feliz, pois estamos comemorando, uma nova vida que Jesus Cristo nos deu, e estamos confirmando o pacto na cruz, um pacto de amor, liberdade e eternidade.

Agora eu te pergunto de onde tiraram:
Ø       Sexta-feira santa
Ø       Sábado de aleluia
Ø       Domingo de páscoa
Ø       Coelho
Ø       Ovos de chocolate – páscoa?

Não se engane Satanás é ardiloso e sabe o peso que existe em tudo isso que falamos aqui, e ele quer fazer de tudo para que nós nos corromper e deixarmos a Deus.
Satanás sabe o poder que tudo isso tem e ele não quer que ninguém venha realmente reconhecer a Jesus Cristo como único e suficiente Salvador de nossas vidas.

Assim este inimigo nos leva a acreditar que algumas coisas não têm importância.

Quando o povo judeu começou a caminhar pelo deserto, eles ficaram por mais de 1 ano acampados no monte Sinai, e Deus começou a instruir o povo em toda a lei.
E uma das leis era que todos os judeus guardassem o sábado, durante 6 dias poderiam e deveriam trabalhar mas no sábado ninguém poderia fazer coisa alguma por si mesmo ou para aproveito próprio.

Assim em um dia um homem resolveu em um sábado pegar gravetos para si, alguns judeus o viram fazendo trabalho no sábado e foram falar com Moisés, e contando a Moisés o ocorrido, Moisés disse que iria perguntar para Deus, o que fazer.
Moisés então entrou a tenda da congregação para falar com Deus, contou ao SENHOR o ocorrido e o SENHOR respondeu à Moisés e disse o homem que a tal feito havia cometido deveria ser apedrejado e morto, pois o tal homem não estava cometendo o ato por ignorância era voluntário pois já havia apreendido o que era o certo. – Números 15:32-36

Em Neemias 13:15-
Nos conta que após a reconstrução dos muros e estabelecido o serviço no templo após a volta do povo judeu do cativeiro, Neeemias se alertou para as mercadorias que estavam sendo vendidas dentro dos portões de Jerusalém pelos estrangeiros aos sábados.
Os judeus não estavam eles próprios vendendo, isto é, eles não estavam “trabalhando”, eles estavam apenas comprando mercadorias dos estrangeiros.
Neemias viu que isso não era certo, porque o sábado era dia de santa congregação, sendo assim não poderia haver comércio dentro dos muros de Jerusalém, e assim Neemias não pensou duas vezes expulsou os estrangeiros e fechou os portões de Jerusalém, além de ficar muito irado com o povo.
Os estrangeiros foram avisados, mas mesmo eles sabendo disso, eles vinham e se acampavam por fora dos portões esperando os portões se abrirem, Neemias os avisou que não viessem mais neste dia, mas mesmo assim continuaram vindo, Neemias então disse aos mercadores, que se mais uma vez eles acampassem por fora de Jerusalém aos sábados ele guerrearia com eles.

Estas duas passagens nos mostra que existem pequenas coisas que sabemos que não agrada a Deus, mas que somos levados por meio de uma determinada situação a achar e acreditar que não tem problema. Vemos que Deus é um Deus zeloso, grande e terrível, com relação a Sua Palavra.

Neste momento gostaria de levar você a meditar sobre a páscoa que estamos ensinando, pregando, principalmente em nossas casas.

Nossos filhos, filhas sejam crianças, adolescentes ou jovens, estão vendo como a páscoa?

Como a espera de um ovo de chocolate e uma reunião de família?

Qual a mensagem que nós passamos aos nossos familiares quando nós que dizemos ser cristão, nos reunimos no domingo de páscoa com todos os familiares de diversas religiões, para celebrar a páscoa em um almoço em família?

Passamos a mensagem que está escrita aqui?
Ou passamos a mensagem de que acreditamos nas mesmas coisas?
Ou que se não acreditamos nas mesmas coisas, também não nos importamos muito com o que realmente acreditamos, porque somos convidados a participar da mesma mesa?

Como será que Jesus Cristo vê quando olha para a nossa família cristã esperando ovos de chocolate, assistindo filmes de sua crucificação? E nos sentindo que estamos no certo?

Não podemos mais adiar para tomarmos atitudes corretas com relação a nossa fé, precisamos ser honesto conosco, com Deus e viver pela fé em Cristo Jesus.

Não podemos servir a dois senhores, disse Jesus.
Não podemos participar do banquete espiritual de Cristo e depois nos sentarmos na mesa de infiéis, que comemoram um ritual imposto e criado por homens.

Mas ainda assim devemos nos examinar:

Em meu lugar o que faria Jesus?
I Pedro 2: 21 Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas.

I Joao 2:6  aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.

João 13: 5 Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

Posso testemunhar minha fé enquanto faço isso?
I Pedro 3: 15 antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;

E por fim o que vou fazer é para Glória de Deus? Poderei eu glorificar a Deus com o meu ato?
I Cor 10: 31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus


Paz do Senhor
Abril/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário