sexta-feira, 27 de abril de 2012

Come e bebe indignamente

No capítulo 12 do evangelho de João, no versículo primeiro diz que Jesus entrou na cidade de Betânia, seis dias antes da páscoa, isto é, depois de sair da casa de Zaqueu, na cidade de Jericó, conforme Lucas 19. Jesus ainda não havia tido a Sua entrada triunfal na cidade de Jerusalém.
Quando Jesus, chega na cidade de Betânia, Ele participa de uma ceia com Lázaro e suas duas irmãs Marta e Maria e os seus discípulos.

No meio da ceia Maria toma uma libra de ungüento de nardo puro, isto é, mais ou menos 340 gramas de um perfume especial usado no Oriente, retirado do capim da Índia, um óleo extraído dessa planta, então, Maria toma desse ungüento e ungi os pés de Jesus Cristo e em João 12:3, diz que ela ungi os pés, seca com os cabelos e o cheiro do ungüento enche toda a casa.

No versículo 4, João diz que Judas Iscariotes, que conforme o Salmo 41:9, Judas era amigo íntimo de Cristo, então Judas ao ver que Maria havia derramado do ungüento de nardo puro nos pés de Cristo, ele diz seria bom que tivesse vendido o perfume , por um bom dinheiro e dado aos pobres.

João descreve que Judas disse isso porque havia de trair a Jesus, no entanto, quando isto aconteceu, João ainda não sabia que Judas trairia a Jesus; claro que depois que João foi escrever este evangelho, então João sabia o que aconteceria.
Mas retirando o comentário de João, estando no dia, na hora do acontecido, sem saber o que aconteceria depois, Jesus disse:

João 12:7-8“Disse, pois Jesus: Deixai-a, para o dia da minha sepultura guardou isso. Porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a nem sempre me tendes.”

Judas e os discípulos estavam ouvindo de Cristo que Ele iria morrer. Judas havia se tornado seguidor de Cristo, acreditando que Jesus Cristo iria libertar os Judeus da opressão e domínio de Roma. Judas Iscariotes, era de Cariotes ou Queriotes, um lugar de Judá, um lugar onde tinham pessoas estudadas, nacionalistas.

Assim podemos conjecturar que essa informação deixou Judas confuso com os próximos acontecimentos e com certeza a todos os discípulos temerosos.
Em João 12:12 diz que no dia seguinte a este ocorrido Jesus entra triunfalmente em Jerusalém.

Depois que Jesus entra em Jerusalém, várias coisas Ele começa a fazer, na presença de todos os seus discípulos, vamos tomar como base o evangelho de Mateus, a partir do capítulo 21:1.

  • Jesus purifica o templo, expulsando todos os cambistas de dentro do templo
  • Jesus é questionado em Jerusalém com relação a sua autoridade para curar, para expulsar os demônios
  • Conta a parábola das bodas, informando o que realmente iria acontecer
  • Os ensina acerca da tributação, ensinamento que devemos tomar para cada um de nós
  • Faz um sermão com relação aos dois maiores mandamentos
  • Mostra as características de um fariseu, isto é, a forma como eles estavam se portando, as suas condutas, seus pensamentos
  • Discursa no monte das Oliveiras sobre as coisas que ainda iam acontecer e que muitas delas ainda não aconteceram até hoje e que vão acontecer
    • Arrebatamento da igreja
    • A Grande tribulação
    • Armagedon – a vinda de Jesus Cristo à terra
  • Pelas parábolas do pai de família, do servo fiel e prudente, das dez virgens, dos talentos; nos ensina a como devemos nos preparar para todas essas coisas.
Assim em Mateus 26:1, Jesus diz que faltam 2 dias agora para a Páscoa, podemos perceber o quanto Jesus Cristo trabalhou em Jerusalém em 4 dias.
Em Mateus 26:6 e em Marcos 14:3, os dois evangelistas tanto Mateus quanto Marcos nos diz que Jesus e seus discípulos faltando dois dias para a Páscoa, se encontram novamente na cidade de Betânia, que é bem próxima de Jerusalém, na casa agora de Simão o leproso.

Em outro momento, em outra casa, em outro dia. Os dois evangelistas nos relatam que veio uma mulher (nenhum dos dois diz quem era ela), trazia um vaso de alabastro, dentro desse vaso um ungüento de nardo puro (perfume, óleo, especiaria), de muito preço, grande valor, e esta mulher quebrando o vaso, isto é, retirando dele o selo, derrama o ungüento sobre a cabeça de Jesus, enquanto Jesus ainda estava sentado à mesa.

E novamente, mais uma vez nos dois relatos podemos conferir que os discípulos não entenderam, de novo, toda essa cena, mais uma vez acharam, ou alguém dentre eles achou que deveria se vender e dar aos pobres.

E mais uma vez em Mateus 26:12 e Marcos 14:6-7, Jesus diz que ela, esta mulher, O estava preparando para o Seu sepultamento, para a Sua morte, em Marcos 14:8, Jesus diz que com este ungüento aquela mulher havia antecipado a ungir o Seu corpo para a sepultura.

Mais uma vez Jesus disse que se faria necessário Ele morrer.

Após esta unção de Jesus, nos dois evangelhos o acontecimento seguinte é a celebração da Páscoa.

Jesus deu instruções de como esta celebração deveria ser preparada.
Nesta celebração da Páscoa, antecipadamente, Jesus Cristo mostrou aos discípulos e a nós sobre a ceia do Senhor.
Nesta celebração conforme Lucas 22:21, Jesus diz que a mão do que o havia de trair estava com Ele a mesa. Em João 13:25-26, João pergunta para Jesus Cristo quem era e Jesus Cristo diz que seria aquele a quem Cristo lhe desse o bocado molhado, e deu o bocado molhado para Judas.

E em João 12:27a nos diz que: “ E, após o bocado, entrou nele Satanás[...]”
E sabemos que Judas foi e então após Satanás entrar em seu coração, traiu a Cristo.

Em I Coríntios 11:23-29, Paulo nos ensina a celebrarmos a ceia do Senhor, no versículo 29 e 30 nos diz o seguinte:

“ Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para a sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disse, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem”

Paulo diz claramente que aquele que não discerne o corpo do Senhor, isto é, que não compartilha do que Cristo fez por cada um de nós, que não se encontra em comunhão com a obra da Salvação, que é por meio do arrependimento, confissão dos pecados, reconhecimento de que Jesus Cristo é o Único Senhor e Suficiente Salvador, permanecendo em Cristo, e Cristo permanecendo em nós, este come e bebe indignamente para a própria condenação.

Foi o que aconteceu com Judas:

  • Foi genuinamente escolhido por Jesus
  • Dentre os discípulos foi escolhido para ser apóstolo
  • Tinha uma função de honraria perante a todos do grupo e também de Jesus – era o tesoureiro do grupo
  • A Palavra testifica em Salmo 41:9, que ele era amigo íntimo de Jesus
  • Um homem que foi revestido de poder, pois juntamente com todos os outros curava, expulsava demônios, pregava o evangelho
  • Estava entre eles, entre os escolhidos.
Mas ao presenciar as duas unções de Cristo, a de 6 dias antes da Páscoa e a de 2 dias antes da Páscoa, e verificar que Jesus Cristo estava mesmo decidido que Ele (Cristo) morreria, Judas começou a ter novos sentimentos em seu coração, que só vieram a crescer.
Assim quando Judas participou da ceia do Senhor com Jesus Cristo e com os outros 11 apóstolos, ele (Judas) comeu do corpo, bebeu do sangue, mas não discerniu o corpo do Senhor, ele naquele momento não estava em acordo com o que Cristo era, representava, e bem como a sua obra de Salvação, isto é, a vontade de Deus para a nossa vida e para a Salvação de todos os homens.
Ele (Judas) não concordou, talvez achou que o Messias esperado não deveria morrer.

E com este coração, ele Judas participou da ceia do Senhor.
E como já vimos, logo após participar da ceia do Senhor, Satanás entrou nele...

Em I Coríntios 11:30 – como já vimos nos diz que por causa disso, de não estar pronto para participar da ceia do Senhor temos entre nós, no nosso meio, isto é, dentro da igreja de Cristo, muitos que são fracos e doentes e dormem espiritualmente, não foram despertados, e mais enquanto não mudarem seus corações e continuarem a participar erroneamente da mesa do Senhor, continuarão assim, para a própria condenação.

Em Hebreus 3:12 nos diz “ Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.”

Minha oração é: Que Deus em Sua infinita misericórdia continue por meio de Sua Graça e da fé em Cristo Jesus a nos exortar pelo Espírito Santo, para que pelo poder que provém de Deus para as nossas vidas, possamos a todos os dias sermos transformados pela renovação de nosso entendimento, bem como sermos regenerados e renovados pela ação Sobrenatural do Espírito Santo de Deus, que é Deus, que habita dentro de nós, e que opera em nós tanto o querer quanto o executar.
Que nossos corações estejam limpos, e que estejam prontos em Cristo Jesus a termos discernimento e nos examinarmos para que possamos por meio de um coração quebrantado e contrito, nos arrependermos, termos forças para confessarmos nossos pecados e estarmos dispostos a todos os dias a obedecer a Deus, incondicionalmente, de acordo com a vontade Dele, de acordo com as regras do Reino Dele.
Seja feita a Tua vontade Pai
Venha a nós o Teu Reino SENHOR.
Amém.

Paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário