quarta-feira, 18 de abril de 2012

Procurai com zelo


“ Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente.” I Coríntios 12:31

Paulo está ensinando a igreja de Coríntios a respeito dos dons espirituais e conclui que se deve buscá-los com zelo e assim encontrareis um caminho ainda mais excelente.
Todos os dons são necessários e essenciais dentro do corpo de Cristo para o funcionamento adequado e completo do corpo de Cristo.

Por isso Paulo nos exorta a buscar com zelo e Buscar com zelo, é uma busca acirrada, sem trégua uma forte paixão.

Hoje infelizmente não vemos mais homens e mulheres de Deus que entram em uma busca acirrada diante de Deus para receber dons espirituais, somos induzidos e até mesmo por muitas vezes por títulos e cargos, que infalivelmente, vem substituindo a busca com zelo por dons espirituais.

Por meio disso, encontramos muitas pessoas no seio da igreja com inúmeras dúvidas sobre os dons espirituais. Muitos não sabem distinguir se tem dons ou não, por não conseguirem ver uma evidência de manifestação deles.

Assim, por não conseguirem saber quais dons cada um tem dentro do corpo de Cristo podemos ser levados a tentar fazer com que as pessoas descubram estes dons, colocando métodos sistemáticos de forma a identificá-los, tais como instruções que necessitam ser seguidas para descobrir se alguém tem ou não tem um dom, questionários com perguntas, etc...

Dom é dado por Deus, dádiva, presente...

Estamos tratando o problema do lado errado, ao invés de ensinarmos homens e mulheres a buscar com zelo os seus dons diante de Deus, em oração, entrega, consagração, intimidade, só assim, saberemos e receberemos os dons que Deus já tem preparado para a sua igreja.
É na intimidade com Deus, conhecendo-O, que descobrimos quem somos em Cristo Jesus e o que Deus tem preparado e o que ELE tem nos dado.

Somente nesta intimidade conseguimos sanar as nossas dúvidas de onde Deus quer nos usar ou não.
Somente nesta intimidade vamos amadurecer e crescer espiritualmente para darmos bons frutos em utilização aos dons recebidos por Deus.

Recém convertidos ou até mesmo veteranos por muitas vezes podem ser incentivados a se envolverem em inúmeras atividades na igreja em busca de descobrir qual o seu dom. Um engano porque, somos seres humanos, dotados de talentos, habilidades, que não são dons, sendo assim, seremos levados a fazer aquilo ao qual temos mais facilidade de executar, no entanto, não significa que seja um dom, nem que não podemos fazer ou executar tal tarefa, mas precisamos saber o que ela representa para nós.

Também muitos podem ser instruídos a fazerem o que gostam e sentem prazer, com a explicação de que Deus se alegra quando nos alegramos. Ledo engano. Dom não é fazer o que gostamos para sentirmos prazer, dons é o exercício da Manifestação do poder de Deus no Corpo de Cristo, não o que gostamos ou o que temos facilidade em executar, por muitas vezes e acredito que na maioria é o que temos mais dificuldade para fazer, para que a nossa fraqueza seja a nossa fortaleza e nunca nos esqueçamos de que o que somos e fazemos é por operação de Deus em nossas vidas.

Exercer dons é agir pelo Espírito Santo dentro do que o Corpo de Cristo necessita.
É estar disponível nas mãos do oleiro, para o que a igreja precisa.
É sacrificial, no sentido que, exige renuncia muitas vezes de nossas próprias vontades.

Quando buscamos com zelo os dons:

  • Nesta busca com zelo, em oração, consagração nos encontramos grandemente com Deus
  • Descobrimos quem somos em Cristo Jesus, e saímos prontos para assumirmos nosso papel no corpo de Cristo com a autoridade a qual ele exige
  • Somos agraciados por Deus no poder do Espírito Santo e na Sua Manifestação
  • Passamos a conhecer a Deus e ELE a nós
  • Somos descobertos, desnudados, esvaziados de quem somos, para nos tornarmos verdadeiramente quem Deus quer que sejamos, sendo nosso caráter forjado a imagem e semelhança de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O que não podemos é transformar essa busca com zelo com todo esse resultado na vida do cristão eser resumido a execução e resultado de um teste com perguntas para sabermos que dons temos ou podemos vir a ter, como se fôssemos fazer um teste vocacional para um trabalho de aptidão seja do que for.

Infelizmente estamos na era da facilidade, então responder umas questões e descobrir o dom que temos, parece-nos bem prático e derepente sana as nossas dúvidas.
Queremos ver se temos bons resultados e avaliar se estamos tendo SUCESSO em nosso dom ou ministério.

Não temos que ser um sucesso em nada, temos que saber quem somos em Cristo Jesus, para nos firmamos pela fé em Deus, lutando cada dia pela verdade da Palavra de Deus, e tendo confiança que pessoas que assumem ministérios e exercem dons, são realmente dados e colocados por Deus, e não descoberto por um teste de aptidão para o descobrimento de um dom específico.

Porque, quando tudo nos faltar, quando tudo de nós for tirado, cargos, ministérios, glória de homens, sucessos o que irá nos restar?
Quando o mundo nos esquecer, e a igreja não mais nos beneficiar pelos nosso préstimos para onde iremos?

Necessitamos nos encontrar não nas atividades eclesiásticas da igreja, precisamos nos encontrar no corpo de Cristo.

O exercício das atividades eclesiásticas é excelente para o envolvimento com a igreja e necessário de que seja muito bem executado.

No entanto, tanto as atividades eclesiásticas quanto o exercício de dons no corpo de Cristo são importantes, mas precisamos saber quem somos em Cristo Jesus, e termos a certeza de que Jesus Cristo é Único Senhor e SUFICIENTE Salvador.
Suficiente, Jesus Cristo é suficiente para a nossa vida, para que sejamos santos e possamos então servir a um Deus que é santo.

Ser santo não é título de honra, é título de posse. Significa que temos a marca registrada daquele que nos comprou por um bom preço. Porque Deus é santo.

Deus tem poder para a sua igreja. Virtudes sobrenaturais disponíveis por Cristo Jesus nos lugares celestiais para todos os filhos de Deus. Necessitamos ir em busca verdadeiramente, acirrada e incessante de cada uma delas para o aperfeiçoamento dos santos, edificação do corpo de Cristo, esperando encontrar a Graça e a Misericórdia de Deus no trono da Graça.

“Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece” – Romanos 9:16

Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário