segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

As imperfeições do mundo

“ E, respondendo o presidente, disse-lhes: Qual desses dois quereis vós que eu solte? E eles disseram: Barrabás.” - Mateus 27:21

A multidão então escolheu Barrabás.
Esta declaração nos causa um impacto, ao sabermos que o mundo, naquele momento estava escolhendo Barrabás, um salteador, ao invés de Jesus Cristo, um Salvador.

Em Romanos 8:7, diz que a inclinação da carne (como mente, alma: sede dos pensamentos, sentimentos, desejos) é inimizade contra Deus. Isto é, o homem que se inclina para fazer a sua própria vontade é inimigo contra Deus.

Em I Timóteo 3:16, a Palavra de Deus nos diz, que Deus se manifestou em carne em Jesus Cristo. E mesmo Jesus Cristo sendo a manifestação de Deus em carne, os homens preferiram a Barrabás.
O homem natural ao levar Jesus Cristo para o Calvário revelou o seu caráter, mostrou seu lado obscuro e a sua capacidade em gerar o mal e executá-lo em um crime, crucificou um inocente. É por isso, que como Paulo diz em Filipenses 3:18 que muitos há que são inimigos da cruz de Cristo, porque ali no Calvário Jesus Cristo revelou o caráter do homem e todas as maldades existentes em seus corações.

Assim, Jesus Cristo revelou o interior negro existente dentro de cada homem natural longe de Deus, e a necessidade desse homem olhar verdadeiramente para Jesus Cristo.

Mas o homem natural por muitas vezes finge que isto não é verdade, e até dizem que acreditam em Deus e até prestam homenagens a esse deus que dizem acreditar, um deus que é criado conforme a sua própria imaginação de como um “deus” deveria ser para cada um deles, conforme as necessidades de sua própria carne, e na realidade odeiam o Deus vivo e verdadeiro, porque esse Deus Vivo e Verdadeiro os fazem ser confrontados com o seu verdadeiro eu, constatando o que Paulo diz em Romanos 3:23que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

Por este sentimento, por acharem que são bons e por criarem os seus próprios deuses, a multidão então escolheu a Barrabás. Aquele povo queria um Messias, um Cristo, mas não aquele que se havia apresentado, porque Jesus Cristo, o Deus manifesto em carne, confrontou o homem e revelou a cada um o quanto eram pecadores e necessitavam de um Salvador, para que pudessem ser justificados.

Mas os homens não admitiram ser pecadores, porque em suas vãs consciências se consideravam bons e acreditavam que mesmo burlando inúmeras leis, ainda assim, por se acharem tão bons e estarem tão acostumados com aquilo que mesmo sendo errado os fazia se sentirem bem, a própria lei, (que era quem por si mesma desnudava o pecado de cada um deles diante de seus olhos), eles acreditavam que essa mesma lei, seria suficiente para que fossem salvos.

Por isso Jesus disse em Mateus 13:15“Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos, para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure.”

Hoje não é diferente, a multidão ainda escolhe por Barrabás, e ainda endurece os corações, limitando o poder do Deus vivo e verdadeiro.
Agora quando o homem ouve as palavras da salvação e abre os seus olhos e atenta os seus ouvidos, e se converte de seus maus caminhos, olha para a cruz e vê esperança de salvação.

Todo homem ao olhar para cruz e reconhecer a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, necessita passar por uma verdadeira regeneração (ser gerado novamente, nascer da água e do espírito), assim este homem implanta em si mesmo uma aversão a todo mal.

Jesus Cristo nos ensinou em Mateus 26:41“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”

Ao aceitarmos a Jesus Cristo somos justificados, a Palavra de Deus nos garante que nossos pecados são perdoados por Deus, instantaneamente. Agora nossa santificação precisa ser constante e crescente, pois sem santificação ninguém verá ao Senhor, e aqueles que são de Cristo necessário é que sejam conformes a Sua Imagem.

A este homem regenerado, o mundo abomina e não aceita.

O mundo está cheio de imperfeições, mazelas, coisas ruins, e, no entanto, o mundo, a sociedade, não condena o homem natural, como condena aquele que professa ser de Cristo e vive uma vida Com Cristo, e Por Cristo.

O mundo imperfeito, não tolera o menor vacilo que um verdadeiro cristão possa vir a ter. Automaticamente o condena ferozmente, apontando o seu erro, o seu defeito.

Mas quando um cristão perceber que o menor engano feito por ele é tratado pelo mundo de uma forma exagerada, ele pode constatar com grande evidência de que o mundo ainda prefere a Barrabás ao invés de Jesus Cristo. (Spurgeon)

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”I João 2:15

 Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário