quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Mudança de Religião ?

 
 
João 14:6 “ Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” Disse Jesus.
 
Quando Jesus se referencia como Ele sendo o caminho, nos remete diretamente para o Templo, o Sábado, o Sacerdote, o Sacrifício.
 
Sabemos por Hebreus 1:1 à que Jesus Cristo é a revelação máxima de Deus.
Antes de Jesus, o Templo, o Sacerdote, o Sacrifício, o dia do Sábado, estes eram o caminho para se chegar a Deus.
Assim, quando Jesus se apresenta como Ele sendo o caminho, o único caminho para se chegar ao Pai, destrói toda a estrutura religiosa de Israel.
 
Bem como, na transformação da água e do vinho, utilizando a água que os judeus usavam para se purificarem para entrarem na festa, transformando-a em vinho.
Quando disse, derrubem este templo e em 3 dias estarei construindo outro, João nos explica que Jesus falava sobre a sua morte e ressurreição.
 
A Religião divide a vida, o homem cindido, onde passa a ter os seus compartimentos, separação da sua vida em várias partes, várias áreas.
Isso é de Deus, isso não é de Deus. Esse trabalho é para Deus, esse trabalho não é para Deus. A religião não integraliza o homem, em unidade, em comunidade, mas coloca como individual as pessoas, as situações.
 
Separamos:
  • Lugares que são sagrados de lugares que não são sagrados
  • Pessoas que são sagradas de pessoas que não são sagradas
  • Hierarquizamos algumas pessoas são mais sagradas do que outras
  • Dias sagrados de dias que não são sagrados
  • Deuses verdadeiros de deuses falsos
 
E em cima da religião o ser humano vai vivendo tentando descobrir e experimentar essas separações, essas divisões.
Visa não a verdade, mas busca o poder.
 
Jesus Cristo não é uma religião com doutrinas certas e erradas, lugares sagrados ou não, pessoas sagradas ou não, Jesus Cristo é uma Pessoa, o Deus encarnado, a ser imitado a ser seguido com toda a nossa renúncia de vida, até a morte. Jesus Cristo não buscou o poder, buscou a vida, pelo amor.
 
O mundo religioso preza pelo Deus mais poderoso, não pelo Deus que morre. Quanto mais poderoso, mais verdadeiro e mais digno de adoração.
O mundo religioso impõe vários deuses, vários votos, várias promessas, várias noites, até receber o que você deseja e procura.
 
O homem fica preso lugares, dias, atividades, divindades. Se não está recebendo ou não tem fé, ou não está pedindo para o deus certo, ou não está no dia certo, ou precisa se sacrificar mais.
 
Jesus vem nos mostrar que tudo o que ouvimos e vivemos sobre religião necessita ser resignificado.
Jesus nos deus um novo caminho, um caminho que sai da lógica do reino do César e nos leva para o caminho do Reino do Seu Pai.
 
  • Cerimonial de purificação dos judeus à Jesus acaba com a água da purificação
  • Templo à Deus é Espírito e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade. Destruam este templo e eu reconstruirei outro em 3 dias. Deus não habita em templos feitos por mãos humanas
  • Lei à Eis aqui quem é maior que Moisés.
  • Distinções étnicas à Inclusão dos samaritanos, judeus, publicanos e pecadores
  • Bênção X Maldição à Nem ele pecou nem os pais. Jesus revoga a maldição de um cego, fazendo-o enxergar.
  • Sábado à O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado.
 
Assim precisamos refazer, percorrer de novo esse caminho, para nos encontrar com Cristo onde no Reino do Seu Pai:
 
  • Todo dia é dia sagrado, todos os dias são dias do SENHOR
  • Toda atividade é sagrada à o cantar no louvor, o pregar, o ser médico, enfermeiro, pedreiro, advogado
  • Não existem pessoas mais sagradas que outras à o Espírito Santo foi derramado sobre toda a carne
  • Todo lugar é sagrado à qualquer lugar é lugar de adorar ao SENHOR e de falar com Ele e de ouvi-LO, em casa, no trabalho, na rua, na fila do banco
 
A religião só se sustenta em um mundo dividido. Jesus acaba com esta divisão, integraliza o homem, Mateus nos lembra de que o véu do templo se rasgou, com a morte e ressurreição de Jesus Cristo existe um novo e vivo caminho, está aberto e existe apenas um mediador, que é Jesus Cristo.
 
A partir de Jesus nós passamos a viver com Deus, exterminando uma mente religiosa, separatista, legalista.
A partir de Jesus tudo é para Glória de Deus, inclusive o comer e o beber
A partir de Jesus todos somos sacerdotes, nação santa, povo escolhido, adquirido por Cristo para ser apresentado ao Pai. Todos nós somos sacrifício vivo na Presença de Deus em todos os lugares, dias e atividades.
Jesus acaba com rituais e cerimoniais, festas, lua nova, lavar as mãos, não comer com os publicanos e com os pecadores
Com Jesus o problema não é mais o que entra e sim o que sai do coração
 
A partir de Jesus nos purificamos com o seu sangue em uma nova aliança. O mundo banhado com o sangue de Jesus Cristo, sendo totalmente redimido.
 
A partir de Jesus, todo aquele que invocar o nome do Deus e Pai de Jesus, estando em submissão à Cristo, tem livre acesso ao trono da Graça, em qualquer dia, em qualquer lugar, fazendo qualquer coisa.
 
Que este vento impetuoso passe por ai onde você está, e transforme tudo em um caos com línguas de fogo, fazendo cair todas as separações que a religião possa ter colocado em sua mente e em seu coração, te libertando de todo o medo, de toda a culpa, e te levando a percorrer um caminho de santidade, onde apenas os redimidos e banhados pelo sangue do cordeiro passam por ele.
Que em sua vida, não exista mais lugar certo, dia certo, atividade certa, pessoa certa, mas que você seja impelido a adorar a Deus em espírito e em verdade, a todo tempo, em todo o instante, onde quer que esteja independente do que esteja fazendo.
 
 
Amém.
 
Citação:
            Por Dom Robinson Cavalcanti, bispo anglicano da Diocese do Recife.
“Precisamos da Reforma Protestante hoje, é uma afirmativa que estou fazendo. Não precisamos de uma “nova reforma”, mas de nos apropriarmos, com sinceridade, com determinação, com convicção, com discernimento, com coragem, com atualização, da sua herança, tornando-a não somente autêntica, mas renovada, atual e relevante”.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário